This is Caio Azevedo's Typepad Profile.
Join Typepad and start following Caio Azevedo's activity
Join Now!
Already a member? Sign In
Caio Azevedo
Recent Activity
Dependendo das respostas, pode ser que a ideia de exercitar a força de vontade como se fosse um músculo seja mitigada.
1 reply
Estou realmente curioso com o seguinte, e vou pesquisar. Além disso, quero fazer um teste comigo mesmo: todos os estudos que li a respeito do que é tratado neste texto relacionam força-de-vontade com níveis de glicose no sangue. Esses estudos foram conduzidos em países em que as pessoas têm suas dietas baseadas em CARBOIDRATOS. As culturas que incluem baixo consumo de carboidratos em suas dietas comportam-se como? Elas têm que tipos de dificuldade com força-de-vontade, já que seus cérebros, ao invés de serem alimentados com glicose, são alimentados com corpos-cetônicos?
1 reply
Eu sei que o meu comentário não teve muito a ver com o assunto do texto. Teria mais a ver com o seu relato de quando enviou seu Blackberry para o conserto. Mas há muito aprendi com alguém algo como "o comentário é meu e faço dele o que eu quiser". Mesmo sendo feito quase 4 anos depois da publicação do texto. Já que o comentário é meu, gostaria de acrescentar algo totalmente arbitrário: se você, Rodolfo, decidisse aglutinar todos ou quase todos os textos desse blog, daria para fazer um livro. Já pensou nisso? Abraço.
Toggle Commented Aug 15, 2013 on O cartel do menor preço at Não posso evitar...
1 reply
E as pessoas ainda acham que o Código de Defesa do Consumidor nos protege de algo. o Código (que não é Código, é Lei) é muito elogiado pela "revolução" que criou, mas na realidade tapeou as atrocidades antes cometidas para apenas permitir delitos menos pesados. Caso a Lei 8078/90 tivesse feito o que prometera, teríamos uma sociedade de consumo muito mais ativa e respeitada. Ou respeitável... Uma sociedade mais respeitável não precisaria de um "Código" desses.
Toggle Commented Aug 15, 2013 on O cartel do menor preço at Não posso evitar...
1 reply
O que mais me intrigou no vídeo de entrevista ao Nassim foi que o tempo todo as duas mulheres e o engravatado, ao meu ver, não estavam acreditando em nada que ele falava. E a sensação que eu tenho era a de que o Nassim estava sentindo, desde o início, que suas palavras estavam caindo no vazio. As pessoas à sua volta simplesmente o desacreditavam. Não sei se o que concluí é uma falácia narrativa, mas acho que é muito, muito difícil convencer as pessoas de que a resposta correta ao insucesso do modelo atual (que prega o controle das informações e a previsão do mercado financeiro, entre outras áreas) é justamente aceitar a ideia de que não temos nenhum controle sobre sistemas complexos. "O que você faz, então, Taleb?" "Eu acordo todo dia de manhã e digo a mim mesmo: eu não entendo o mundo onde vivo" Colocando-me no lugar de terceiros que tenham assistido a entrevista, e sabendo que somos acostumados a acreditar que amanhã o céu será sempre mais azul, apesar dos erros cometidos e continuando a fazer o que sempre fizemos; fica difícil acreditar em Taleb. Pra mim foi fácil acreditar nele (não pela sua barbicha, mas pela lógica empregada) pois li "A lógica do Cisne Negro". Se eu somente tivesse visto esta entrevista, provavelmente teria torcido igualmente meu nariz. "Então quer dizer que o mundo inteiro é imbecil e só o Taleb que não?" Eu diria hoje: as exceções somos Taleb, eu, Rodolfo Araújo e mais meia dúzia de gatos pingados que leram seu livro ou fazem pesquisas sérias nessa área de incerteza e tomada de decisões.
Toggle Commented Jul 10, 2013 on Taleb, o paladino at Não posso evitar...
1 reply
É sempre bom ver aplicação de Teoria dos Jogos. Marco Maia deveria já ter montado esse jogo e percebido que o "equilíbrio de Nash" é ficar quieto. Depois desse tempo todo sem publicar textos no blog, voltar a ter acesso a esse tipo de redação é um alívio, uma válvula de escape frente à escassez desse nível de embate.
Toggle Commented Dec 15, 2012 on Quem pariu Mateus? at Não posso evitar...
1 reply
Caio Azevedo is now following The Typepad Team
Dec 14, 2012