This is Wkt@'s Typepad Profile.
Join Typepad and start following Wkt@'s activity
Join Now!
Already a member? Sign In
Wkt@
Recent Activity
Retiro a minha critica ao Sr. Francisco Moises. Era de nao saber, vivido, experimentado esse modus operandi. Tipangueni Wakulu, informa-nos e forma-nos, para descontinuarmos esse curso da nossa historia. Afinal enganacao, armadilhinhas, sangue inocente e o modus operandi do seita do txoti nyusswedenis honoris causa?. Ate quando que vamos permitir que a inteligencia de 29 milhoes de mocambicanos seja dominada por cabeca duras do tipo chipande?
Caro Sr. Francisco Moises ja estamos de desconfiar da genuidade deste "patriotismo", em tempos idos ganhaste simpatias neste espaco por causa das valiosas e sabias contribuicoes com que fazia os seus comentarios, mas agora pecas por nao conseguir se reconciliar consigo mesmo e com a historia do Pais, pois ja esta de parecer que o novo objectivo eh o de espalhar odio e incitacao a violencia contra a Frelimo que eh um punhado de gente em Mocambique, e sabendo de antemao que o povo eh quem ira sofrer por tal violencia. Estou de pedir de volta aquela sua veia informadora que tanto apreciavamos. Um exemplo de apreco neste momento eh o Sr. Zeca Caliate que nos faz conhecer os bastidores da historia da luta de pela independencia do Pais do jugo colonial, quando nos faz conhecer que ela a historia do Pais nao eh tal como ela eh contada pela ala de Samora e Chissano, por considerar ele que houve muitos casos de perseguicoes e fuzilamentos injustos e segregacionistas praticadas pelas chefias da frelimo, de tal forma que muitos combatentes que que deram muito de si para a independencia do Pais viram se obrigados a procurar a axilo em outros Paises como forma de poupar sua vidas.
"E agora? Afinal quem manda nas FADS? Quem manda na Frelimo?" Fernando Gil Parabens pela consistencia ao(s) fazedor(es) deste blog. Pois a pergunta de hoje continua a ser a mesma daquela de ontem e de antes de ontem.
A partir desse acontecimento, e a ser verdade sera necessario que a frelimo tome uma atitude disciplinadora entre os seus membros. Pois, nao aceitavel que apos 42 anos de independencia haja membros ou lideres do partido que ainda usam a violencia como um instrumento/metodo de fazer politica. Sera que sao necessarios mais 100anos para se abondonar esse tipo de mentalidades?
Quando comecei a frequentar o ensino primario nos anos Noventa e alguma coisa, me recordo de que junto de outros petizes da epoca cantavamos "VIVA A FRELIMO, GUIA DO POVO MOCAMBICANO" sem saber o que diziamos por um lado porque Chizungo(lingua portuguesa) era coisa de pouca gente, por outro lado porque a historia que era nos ensinada na epoca, foi escrita pelos proprios MABINHAS (Assassinos) como tem os chamado o querido Nkulu Sr. Francisco Moises. Ai que pena de mim. Espero que o tempo nos ajude a limpar essa praga de Mabinhas e Matsotsi que sao a Frelimo e a Renamo.
Boa noite Sinceramente falando, sempre fui muito adepto aos comentarios do Sr. Francisco Moisés, pela qualidade e maturidade com que os faz seus comentários, tendo mostrado nesta plataforma que o amor a pátria transcende o espaço-tempo em que nos encontramos, mas ultimamente parece mostrar se precipitadamente cansado e desgastado com o curso dos acontecimentos, concordo consigo quando diz que Bongwe ja esta caduco, mas isso não deve ser motivo suficiente para lhe retirar todo o mérito de ele ter dedicado toda a sua juventude na luta pelos direitos civis e políticos. A ser assim, é preciso dar a cara e mostrar que disposto a morrer pela defesa desses direitos, tal como o Bongwe fez desde os seus 22 anos até hojé que já se mostra caduco. Ou então se é que prefere o anonimato que passe a usar uma linguagem de apelo a uma maior coesão as forças que lutam pela igualdade de direitos entre os homens. Não perca tempo e know how com críticas desnecessárias a Dlhakama que é um ser humano igual a qualquer outro ser humano com seus “strengths and weakness”, como se ele fosse o problema e a solução de todas as injustiças e crimes praticados pela Frelimo contra o povo moçambicano. Abraços
"SE A RENAMO NÃO HOSTILIZASSE O PAÍS, O SOFRIMENTO DO POVO MOÇAMBICANO SERIA MENOR" So para corrigir algum equivoco do compatriota Viriato, a frase acima devia ser escrita da seguinte forma: - SE A FRELIMO NÃO HOSTILIZASSE OS PARTIDOS DA OPOSICAO, O SOFRIMENTO DO POVO MOÇAMBICANO SERIA MENOR. Isto porque o povo quer participar na gestao da coisa publica atraves das diversas forcas politicas que o Pais possui, mas a Frelimo lhe nega esse Direito, atraves da viciacao de resultados eleitorais.
Agora o assunto de uma nova independencia contra o colono negro, ja esta a ganhar uma nova dimensao. Pelomenos ao nivel da regiao da africa austral. A titulo de exemplo eh o comentario abaixo de um cidadao zimbabweano, que o transcrevo na integra. "You are too naïve to think of the conflict in Mozambique, when you are forgetting your own crisis in Zimbabwe. These two conflicts will turn into a real regional conflict. Also know that South Africa is on fire. This is all because of these so called liberation struggle political parties which are utter corrupt and looting." Para dizer que mesmo sem a renamo o POVO JA CONHECE E DEFINIU MUITO BEM O SEU INIMIGO que sao todos aqueles tiranos que estao a escraviza-lo sem pudor e vergonha na cara. Consequentemente, trata-se de uma questao de tempo que ira escorraca-los, prende-los, julga-los e condena-los. E estabelera a nova de Republica de Mocambique, onde Constituicao da republica e as demais leis serao cumpridas por todos e sem excepcao. E nao havera Mocambicanos da primeira e nem da segunda. Fungula maso, a luta continua ate a vitoria final.
VALA COMUM SEGUNDO A ORGANIZACAO DAS NACOES UNIDAS VALA COMUM é uma cova normalmente localizada nos cemitérios onde um conjunto de cadáveres que não podem ser colocados em sepultura individual, ou que são de origem desconhecida ou ainda não reclamados são enterrados sem cerimónia alguma.Na maioria das vezes os mesmos não são registrados nos locais onde foram enterrados.A Organização das Nações Unidas (ONU) define como vala comum a cova que contém três ou mais vítimas de uma execução (Massacre). "O que tem chifre nao se embrulha" quem souber o(s) autor(es) deste ditado por favor peço ajuda.
Pode ser que o proprio Nyusi esta com MALARIA CELEBRAL, pois eh normal uma pessoa nessa condicao proferir delirios e nem sabe se esta doente e precisa de tratamento.
Esta claro que o Inacio Natividade eh da Renamo, e dedica com afinco a causa da renamo, e nem tao pouco se identifica com a frelimo, pois para provar isso eh so experimentarem trocar os nomes Frelimo/goveno e em seu lugar colocar a palavra renamo nos escritos dele. Sera facil perceber que ele escreve como um membro da renamo no fim faz um "mirror text by substituting frelimo by renamo and renamo by frelimo". Ele ja abriu olhos, a muito tempo. Esta de parabens
Toggle Commented Apr 24, 2016 on Um passo de cada vez at Moçambique para todos
Sr. Presidente Nyusi, os mocambicanos ja nao querem saber se o problema eh o facto da frelimo e a renamo estarem armados, o que querem e a sua capacidade para por fim a este conflito que achamos desnecessario, pois foi para isso que te elegemos. Ja vi/ouvi muitos comentarios dos analistas que o Pais possui, e nenhum deles esta a afirmar que a renamo ou o governo/frelimo tem ou nao tem razao, mas sim apelam para o governo acomodar certas exigencias da renamo, para pelomenos aliviarmos a tensao politica e militar. Depois ficam a discutir o resto aqui na capital Maputo, e deixem nos trabalhar para produzir riqueza suficiente para pagarmos as dividas que nao sabiamos que as contraimos.
Uma historia bem triste, jovens morrendo como se fosse um rebanho que sem saber para onde vai, e forcado a pular para um precipicio em que as chances de sobrevivencia sao pouquissimas, se nao inexistentes. Que Deus os conforte no eterno descanso. Paz a sua Alma.
Wkt@ is now following The Typepad Team
Apr 3, 2016